Oi! Todas as peças aqui são totalmente feitas, modeladas e pintadas a mão por mim, Ana Clara Lacerda. Sou de Porto Alegre/RS e aqui me formei em Artes Visuais pela UFRGS. Sempre gostei de fazer coisas com as mãos e nem tenho memória do início da minha relação com a modelagem. A criação no âmbito tridimensional me acompanha durante a vida toda, mas foi só na faculdade que entrei em contato com o processo da cerâmica de forma mais profissional.
Minha mãe é tecelã e eu vivi no meio dos fios e novelos durante a infância. Ela vendia em uma conhecida feira local, eu a acompanhava sempre. Acredito que foi aí que nasceu meu desejo de ser artesã também. Apesar de ter formação em artes, acho que meu trabalho está sempre oscilando entre essas linhas tênues entre arte, artesanato e design (e provavelmente outras mais).
As coisas que faço se relacionam com as coisas que me cercam, quando olho em volta vejo minha casa, minhas plantas, meus gatos. Acho que acaba sendo uma construção contínua onde eu me cerco de coisas que me inspiram e me inspiro nas coisas que me cercam ao mesmo tempo. Acredito que isso vem de uma busca por simplicidade, por isso que gosto tanto de fazer peças utilitárias, gosto da leveza de simplesmente fazer algo que vai estar na rotina de alguém. Trabalhando com cerâmica busco criar uma vida que faça mais sentido para mim e espero poder contribuir para que a vida de outras pessoas faça mais sentido também. Quando temos um objeto artesanal na nossa rotina, que sabemos que foi feito pelas mãos de alguém para chegar até nós, é como um convite para procurarmos descobrir como é feito tudo que está na nossa volta. E a partir disso podemos buscar uma vida conectada com a origem das coisas. Pra mim, o sentido de tudo está na terra, é nela que as coisas surgem, inclusive nossos alimentos, por isso é tão valioso trabalhar com ela de tantas formas.
Fotografia do site: Vittória Termann